A Luxacão da Lente
A Luxação anterior do Cristalino é uma condição clínica que acarreta dor, extremo desconforto ao animal e requer socorro especializado imediato.
O Cristalino com catarata pode torna-se solto dentro do olho devido ao rompimento ou degeneração das fibras zonulares. Animais com glaucoma merecem atenção especial neste aspecto, pois com a Pressão intra-ocular aumentada, o cristalino pode ser projetado para a camara anterior caracterizando a luxação anterior.
Esta patologia é mais comum em cães que em gatos e cães da raça Terrier tem predisposição hereditária.
Os Sinais Clínicos
Em geral, o proprietário informa ao Clínico que o olho do animal tornou-se branco de uma hora para a outra. O animal pode ou não apresentar sinais clínicos como lacrimejamento, desconforto e apatia devido à dor.
Já acompanhamos vários animais que não expressam sinal algum, mas é sabido que este é um quadro de extremo desconforto devido ao contato do cristalino com o endotélio corneal.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da avaliação oftalmológica e o exame com Lâmpada de Fenda é imprescindível para uma exploração do cristalino e sua condição. O animal deve receber medicação para dor e ter sua PIO (Pressão intra- ocular) monitorada com aparelho preciso. Se necessário, a PIO também deve ser corrigida medicamentosamente para evitar danos irreversíveis ao olho.
Tratamento
O tratamento da Luxação anterior do Cristalino é cirúrgico e o procedimento é o mesmo da cirurgia de Catarata, inclusive o pós – cirúrgico e seus cuidados.
Muitas vezes, com a luxação, estruturas oculares primordiais a uma boa visão sofrem lesões e ficam comprometidas, comprometendo também a visão do animal.
O olho deve ser rapidamente socorrido, pois fora os danos, esta é uma condição que acarreta muita dor ao animal.
Mirza Melo – Oftalmologia Veterinária
CRMV – 2197/CE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SLATTER, D. Lente. In: ______. Fundamentos de Oftalmologia Veterinária. 3ª edição. São Paulo: Roca, 2005.
ANDRADE, A.L. Semiologia do sistema visual dos animais domésticos. In: FEITOSA, F.L.F. Semiologia Veterinária: A arte do diagnóstico. 1ª edição. São Paulo: Roca, 2004.
MARTIN, C.L., STILES, J. Manifestações Oculares de Doenças Sistêmicas. In: GELATT, K.N. Manual de Oftalmologia Veterinária. 1.ed. São Paulo: Manole, 2003
TURNER, S.M. Oftalmología de pequeños animales. 1ª Edição. Editora Elsevier Saunders. Barcelona, Espanha. 2009.
SANDMEYER, L.S. et al. Diagnostic Ophthalmology. Can.Vet.J., 2007.